INOVAR Indicadores Mobilidade
Ecovia e Carpooling em Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães iniciou no início de 2017, a construção da primeira fase da Ecovia do concelho, com uma extensão de 9,3 quilómetros, onde se inclui a criação de ligações ao centro da cidade, depois de ter sido aprovada a adjudicação da realização da obra no valor de 2.361.921,28 euros.

A via ciclável unirá o percurso existente da Pista de Cicloturismo de Mesão Frio ao Parque da Cidade de Guimarães e à Veiga de Creixomil, já incluindo os trajetos a efetuar na encosta de Mesão Frio, na antiga linha de caminho de ferro que liga à rotunda da Avenida D. João IV, na Rua das Eiras, no Caminho Real ao viaduto da Variante de Creixomil, entre outros. Realizada a primeira fase, que tem um prazo de execução de 180 dias, o Município de Guimarães efetuará posteriormente a segunda fase do projeto que ligará as vilas de Brito, Ronfe, Pevidém e Caldas das Taipas, construindo-se deste modo, até 2020, a estrutura fundamental da rede concelhia de percursos cicláveis. O objetivo desta intervenção é generalizar o uso da bicicleta na vida quotidiana dos vimaranenses, transformando-a num meio de transporte e não somente num veículo de lazer ou de desporto.

Adira ao Carpooling e ou Carsharing com “Guimarães à boleia” e ou “ZENCAR”


Contribuindo para uma mobilidade mais sustentável, a CMG lançou uma plataforma de CarPooling denominada “Guimarães à boleia” e um programa de Carsharing com veículos elétricos, designado “ZENCAR”.


PMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável



O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) trata-se de como um documento estratégico e operacional que promove os modos suaves e o transporte público em detrimento do transporte individual e, simultaneamente, garanta níveis de acessibilidade e mobilidade adequados, inclusão social, competitividade, qualidade de vida e preservação do património histórico, edificado e ambiental.


+ PMUS