INFORMAR Notícias EUROCITIES
Guimarães assina o Green Digital Charter no Coração da Europa
27 Jun 2017
A 27 de junho, em Bruxelas, na sequência da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia (EGCA) 2020, a cidade de Guimarães demonstrou o seu compromisso em usar soluções digitais com o objetivo de criar um futuro sustentável para os seus cidadãos.


Amadeu Portilha, Vice-Presidente de Guimarães, assinou a Carta Digital Verde (GDC), uma iniciativa liderada pela EUROCITIES que promove o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) com vista à redução das emissões de carbono. A carta fornece novos compromissos, tais como o envolvimento dos cidadãos e as iniciativas de proteção ambiental das TIC, das autoridades locais ansiosas por colaborar com vista a um futuro urbano, inteligente, verde e inclusivo.
Guimarães é hoje a 53ª cidade europeia e a segunda em Portugal, depois de Lisboa, a juntar-se à comunidade das cidades Green Digital Charter.

Durante o evento de assinatura, Amadeu Portilha disse que "este compromisso surge na sequência do caminho que Guimarães está a percorrer para combater as mudanças climáticas, diminuindo as emissões de carbono através de medidas de mitigação. A implementação de soluções digitais no nosso território e a melhoria da eficiência energética tornaram-se um dos principais objetivos da nossa governação. As cidades podem conduzir a Europa rumo à sustentabilidade e devem inspirar-se na Carta Digital e noutras parcerias com vista a uma sociedade de baixa emissão de carbono".