Ecossistemas em Guimarães
Riqueza ambiental é inegável
10 Jun 2017

Guimarães apresenta uma área florestal extensa com cerca de 78 km2 que corresponde a 32,4% da área total do concelho, superando a média europeia que se cifra nos 30%. As áreas florestais são relativamente homogéneas e apresentam povoamentos mistos de Pinus pinaster e Eucalyptus globulus. As atuais áreas florestais apresentam espécies autóctones de entre as quais se destaca o Quercus robur, o Prunus lusitanica, o Arbutus unedo e a Ruscus aculeatus e espécies alóctones como o Castanea sativa ou a Fagus sylvatica que se encontram bem-adaptadas.


Guimarães apresenta, ainda, uma comunidade faunística relativamente diversificada, onde se incluem anfíbios, répteis, aves, mamíferos e peixes com diferentes estatutos de conservação. De entre os anfíbios são frequentes o Triturus marmoratus, a Rana iberica, o Bufo bufo, estando estas incluídas nas espécies protegidas, mas não ameaçadas. Existem várias espécies de aves muito frequentes na cidade de Guimarães de entre as quais se destaca a Streptopelia turtur por ser uma espécie vulnerável e estritamente protegida, a Delichon urbica e o Phoenicurus ochruros, que são espécies não ameaçadas, mas estritamente protegidas. Entre as espécies de mamíferos mais frequentes encontra-se o Crocidura russula, o Oryctolagus cuniculus, o Apodemus sylvaticus, a Rattus rattus, o Mus musculus e a Vulpes vulpes; é de referir que nenhuma destas espécies se encontram entre as ameaçadas. As espécies de peixes mais frequentes no concelho de Guimarães são o Esox lucius que é comercialmente ameaçada, a Oncorhynchus mykiss, a Salmo trutta trutta que se encontra que criticamente ameaçada e a Salmo trutta que não está ameaçada.

Reconhecendo a importância da biodiversidade e dos serviços ecossistémicos que dela advém, do conhecimento de que quase 200 espécies visadas pela Diretiva de Habitats estão relacionadas com os ecossistemas urbanos, Guimarães tem em marcha um plano de proteção e promoção da biodiversidade de Guimarães – Património Natural (P2GREeN), distinguido como um exemplo de Boa Prática pelo programa Europeu URBACT da Comissão Europeia.

+ P2GREeN