Guimarães continua a abraçar o caminho do desenvolvimento sustentável
22 Jun 2018
Lisboa e Guimarães concorreram em simultâneo ao galardão de Capital Verde Europeia 2020, tendo a cidade de Lisboa saído vencedora. O galardão foi entregue na cerimónia realizada esta quinta-feira, em Nijmegen, cidade holandesa que ostenta o respetivo prémio no presente ano.

O Município de Guimarães endereça, em nome dos vimaranenses, os mais sinceros parabéns à Cidade de Lisboa por ter alcançado tão prestigiado reconhecimento e felicita os lisboetas pelo trabalho que têm vindo a desenvolver. É para Guimarães um orgulho partilhar visões e princípios na mesma corrida, não só por nos situarmos entre as melhores Cidades da Europa, como por sabermos que, juntos, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, para a proteção e defesa do ambiente e para a sustentabilidade do Planeta.

É urgente e importante continuarmos o caminho do combate às alterações climáticas, diminuindo o aquecimento global através da contínua redução das emissões de carbono, reduzindo a produção de resíduos, nomeadamente de plásticos, acelerando a transição das nossas cidades para uma mobilidade mais sustentável e incrementando uma maior eficiência energética, prosseguindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030.

Guimarães continuará a abraçar este caminho da sustentabilidade centrada no cidadão, envolvendo toda a comunidade e olhando para as Capitais Verdes Europeias como exemplos a seguir. O “caminho” é o mais importante de todo o processo. Independentemente dos galardões, ainda que importantes, é a política centrada nos cidadãos e as soluções ecológicas no terreno que farão a mudança e a transição necessárias para uma maior sustentabilidade, resultando numa melhoria da nossa qualidade de vida.

Neste sentido, Guimarães apresentará em breve uma nova Estrutura de Missão, centrada no Desenvolvimento Sustentável, projetando Guimarães e consolidando a Agenda 2030. Será o reforço nos investimentos e nas soluções mais sustentáveis um sinal forte e claro de que a visão e a direção se mantêm no mesmo sentido.