INOVAR Indicadores Boas Práticas
Academia de Ginástica de Guimarães - Projeto Modelo de Carbono Zero

A Academia de Ginástica de Guimarães (AGG) é uma aspiração da CMG desde 2013, ano em que Guimarães ostentou o titulo de Cidade Europeia do Desporto. É um edifício near carbon near, autossustentável, representando uma preocupação do Município para a construção de edificado sem geração de impacto ambiental negativo.

Este edifício modelo vai ao encontro das principais preocupações mundiais no que concerne à diminuição da pegada ecológica. O poder local faz eco disso mesmo, nos seus investimentos públicos, traçando um caminho de sustentabilidade, inspirando outros a replicar este conceito de gestão eficaz entre a componente arquitétonica, urbanistica e ambiental. A AGG, inaugurada no dia 24 de junho de 2017, carateriza-se por utilizar sistemas passivos de captação de energia recorrendo à geotermia, aerotermia e “parede de trombe”, tendo como retorno esperado um balanço positivo no que diz respeito ao desempenho energético.


A utilização da cortiça, material 100% ecológico, para o revestimento exterior, comprovada pela EPD (Environmental Product Declaration), a recolha de águas pluviais para uso sanitário e arrefecimento de equipamentos AVAC, o aproveitamento de luz natural ou o revestimento interior com tintas ecológicas, representam soluções integradas pensadas para garantir a sustentabilidade ao nível ambiental e económico. O investimento realizado pressupôs o retorno que se obterá através da produção de energia superior às suas necessidades de consumo, a redução da fatura da água através do aproveitamento da água das chuvas, o aproveitamento da água do rio para sistemas de refrigeração ou a captação de ar subterrâneo para aquecimento, diminuindo a fatura energética, considerando que a sua função exige uma temperatura interior estável a 20ºC.

Para além de funcionar como mais uma valência para a prática desportiva, contando já com mais de 400 ginastas, contribui, como exemplo demonstrativo que é, para a educação e sensibilização ambiental, afirmando-se por isso como um verdadeiro e inspirador Living Lab.